Na manhã do dia 2 ocorreu uma homenagem aos dois estudantes da EMEF Selvino Ritter, Ederson Patrício e Gabrielly Presser, que poderão estar entre os 500 alunos classificados da região Sul da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa. O fato é grandioso para o município, pois, nunca antes nenhum estanciense havia alcançado esta colocação dentro da disputa.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Noé, esta é apenas mais uma demonstração de que o ensino dentro da cidade vem conquistando cada vez mais importância nos cenários, estadual e brasileiro. "Conquistamos, com muito trabalho, uma posição de destaque no Rio Grande do Sul e Brasil. Cada reconhecimento é sinal que o caminho que trilhamos é o correto", destacou.
A professora Franciele Anzolin, que orientou os estudantes, ressaltou que o processo contou de confecção dos textos proporcionou oficinas com oficinas das três categorias que compõem a Olimpíada. "Em sala de aula passamos aos alunos os conceitos de poemas, memórias literárias e crônicas, a partir disso temos embasamento para a produção textual", apontou. O tema dos trabalhos era uma referência ao município de origem.
Durante a solenidade, Gabrielly, que atualmente está no 7º ano, fez a leitura do seu trabalho para os demais colegas de escola e, após isso, recebeu das mãos da titular da SEMEC um presente simbólico pela distinção alcançada em âmbito regional.